Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Diretório Acadêmico de Biomedicina da UFF homenageia Jussara Pereira do Nascimento

No último dia 16 de abril, foi inaugurado, no Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Diretório Acadêmico Jussara Pereira do Nascimento. O nome do DA foi escolhido pelos estudantes de Biomedicina e é uma homenagem à ex-aluna do curso de Medicina e ex-pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-pesquisadora do IOC.

 Arquivo Pessoal

 

 Jussara foi pesquisadora titular do antigo Departamento de Virologia

Jussara Pereira do Nascimento (22/8/1949 - 04/04/2007) formou-se em Medicina pela UFF em 1971 e especializou-se em Microbiologia e Imunologia na UFRJ. Fez mestrado e doutorado também na UFRJ e vários pós-doutorados, passando pela Universidade de Newcastle e no Virus Reference Division da Central Public Health Laboratory (PHLS), ambos na Grã-Bretanha, e INSERM (França). A pesquisadora era bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Ela ingressou por concurso público na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 1978 e foi transferida para o Instituto Oswaldo Cruz no ano seguinte, onde foi pesquisadora titular do Departamento de Virologia, ocupando os cargos de Chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Chefe do Departamento de Virologia (1990-1993) e de Vice-Diretora do IOC (1993).

Jussara tinha experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente em temas como infecções por parvovírus B19 e desenvolvimento de métodos de diagnóstico laboratorial de viroses. Foi membro do Steering Committee da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Assessor do CNPq. Atuou como consultora de BioManguinhos, a partir de 1999, e como assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz (2002-2004). Em 2004, aposentou-se da Fiocruz e ingressou por concurso público como professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. A pesquisadora havia assumido a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Virologia em novembro de 2006.

O pesquisador José Paulo Gagliardi Leite, chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do IOC, enaltece a importância de Jussara para a virologia brasileira. “Ela foi um ícone da virologia, tanto pela formação de recursos humanos no país como pela pesquisa de vanguarda que realizava. Foi ela quem implantou a pesquisa em viroses respiratórias no IOC e, após o pós-doutorado, também trouxe para o instituto a pesquisa com parvovírus B19”, conta José Paulo.

A inauguração do diretório contou com a presença do reitor Roberto Salles, das coordenadoras do Curso de Biomedicina, Helena Rodrigues Lopes e Maria Clara Azevedo de Carvalho, da diretora do Instituto Biomédico, Rita Paixão, além de professores e estudantes.

Alguns alunos de Biomedicina participaram da mesa durante a cerimônia e lembraram as dificuldades para conseguir um local no Instituto que pudesse ser destinado ao DA. Conforme destacou Rita Paixão, o diretório “já existia no momento em que os estudantes sonhavam com ele”, só faltava o espaço físico.

A filha de Jussara Pereira do Nascimento, Bárbara, recebeu uma placa do diretório de Biomedicina em homenagem à mãe. A solenidade emocionou os que conheceram Jussara, que foi destacada como exemplo de dedicação, trabalho e amor à ciência e à vida.

No início deste ano, em seus 110 anos, o IOC também prestou homenagem à pesquisadora. Em março, foi inaugurada a Sala de Ensino Jussara Pereira Nascimento em Pesquisa de Diagnóstico Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Fruto do apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e de investimentos do próprio Instituto, a sala conta, entre outros equipamentos de alto nível, com uma cabine de segurança biológica, um transiluminador, um termociclador (máquina de PCR), uma centrífuga de mesa e duas cubas de eletroforese.
(Com informações da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos da UFF)

17/05/10

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos