Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Um passo após o sequenciamento

Após o sequenciamento de um genoma, um grande desafio é interpretar a enorme quantidade de informação resultante do processo. Umas das ferramentas é a bioinformática, ou seja, a aplicação de técnicas computacionais e matemáticas à geração e gerenciamento da bioinformação.

 Gutemberg Brito

 

 Pesquisador mostrou a base de dados SchitoDB, que reúne informações de mais de 13 mil genes codificadores de proteína


Um trabalho nesta área foi apresentado no dia 10 de junho, no I Simpósio de Pesquisa e Inovação do IOC, pelo palestrante Roney Santos Coimbra, da Fiocruz Minas, em sua palestra Genoma e integração de dados de parasitos: o exemplo do Schistosoma mansoni.

O pesquisador mostrou a iniciativa do banco de dados SchistoDB, coordenada pela Fiocruz Minas, que consiste num banco de dados público contendo informações relativas ao genoma de schistosoma.

O banco de dados mostra as informações sequenciadas e as relações estabelecidas entre os genes na codificação de proteínas e outros papéis já conhecidos desempenhados por alguns dos genes. “O SchitoDB reúne informações de mais de 13 mil genes codificadores de proteína”, destacou o pesquisador.

Roney Coimbra mostrou que com a ferramenta os interessados podem fazer mais de 30 tipos de pesquisas, inclusive combinando mais de um critério de busca. Além disso, todo o histórico de pesquisa de cada usuário fica automaticamente armazenado, facilitando a busca dos resultados pelos pesquisadores. “A ferramenta tem acesso livre, é bastante robusta e com uma linguagem e interface bastante acessíveis. Não é apenas para bioinformatas”, avaliou.

Outra qualidade do banco de dados é sua atualização constante. “O portal é muito acessado e é uma referência mundial para quem trabalha com genoma de schistosoma. Com isso, os estudos realizados a partir do banco de dados o retroalimentam, garantindo uma atualização constante. Também há uma equipe permanente na Fiocruz Minas para atualização das informações”, explicou.

Ele informou que uma nova versão da ferramenta deve ser lançada em agosto deste ano.

Visite o portal SchistoDB.

14/06/10

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos