Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Rede internacional de pesquisa em doença de Chagas se reúne no Rio

Cerca de 20 especialistas internacionais estão reunidos no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) para debater a epidemiologia da doença de Chagas e a genética das populações do Trypanosoma cruzi, parasito causador da doença. A iniciativa faz parte do programa ChagasEpinet, convênio firmado pela União Europeia desde 2008 – que conta com 15 países parceiros, sendo três da América Latina. O objetivo é elucidar aspectos relacionados à transmissão da doença e sua prevenção. Participam representantes de países como Canadá, Bélgica, Equador, Colômbia, Venezuela e Argentina. 

O encontro teve início nesta quinta-feira, 22/07, e encerra sua programação no próximo dia 31. Em duas etapas – a reunião entre especialistas da Rede e um workshop que debaterá o estudo de métodos moleculares na epidemiologia do T. cruzi – a programação aborda temas como epidemiologia comparativa, uso de metodologias moleculares e padronização de técnicas. “Estamos ganhando experiência com o trabalho em rede e a oportunidade de formar profissionais e transferir tecnologia”, avalia a pesquisadora Ana Maria Jansen, chefe do Laboratório de Biologia de Tripanossomatídeos do IOC e uma das coordenadoras da iniciativa no Brasil.

Gutemberg Brito

A iniciativa faz parte do programa ChagasEpinet, convênio firmado pela União Europeia desde 2008 – que conta com 15 países parceiros, sendo três da América Latina

Por meio do projeto, a doutoranda do programa de pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC, Valdirene Santos Lima, esteve durante três meses na Inglaterra. “Este intercâmbio foi uma experiência muito importante e otimizou o processo de implantação de genotipagem e estudos de diversidade genética do parasito no nosso laboratório”, ressalta.

Segundo dados apontados pelo próprio projeto, aproximadamente 10 milhões de pessoas estão infectadas pelo T.cruzi na América Latina e estima-se que ocorram cerca de 13 mil mortes por ano em função da doença em todo o mundo.

26/07/10

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos