Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Educação e ciência juntas em Tocantins

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) acaba de firmar parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) e com a Secretaria de Educação e Cultura de Tocantins (SEDUC). O objetivo da parceria - firmada por meio do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses - consiste em utilizar a educação como instrumento para conscientizar as crianças e a comunidade local sobre o inseto barbeiro (vetor da doença de Chagas), seus hábitos, medidas de prevenção e a importância da vigilância entomológica em comunidades que vivem com a constante invasão e colonização das unidades domiciliares por espécie secundárias, a fim de que todos exerçam seu papel de cidadania na busca por uma melhor qualidade de vida.

 Catarina Macedo Lopes

 

 Por meio da parceria, crianças do ensino básico e fundamental estão aprendendo sobre o babeiro, vetor causador da doença de Chagas

 A pesquisadora do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses do IOC, Teresa Cristina Gonçalves, falou sobre os resultados preliminares do trabalho e ressaltou a importância da parceria. “Os resultados preliminares deste trabalho foram apresentados recentemente na reunião do Programa Integrado em Doença de Chagas da Fiocruz, demonstrando que pesquisa, saúde e educação podem e devem caminhar juntas, buscando a divulgação do conhecimento e consequentemente o benefício da comunidade como um todo. O assunto barbeiro e doença de Chagas é apenas um entre vários outros de importância médica que podem ser trabalhados a partir desta abordagem. Devemos ter em mente que a educação é o alicerce para construir o conhecimento capaz de mudar a conscientização de uma comunidade”, destacou.

A iniciativa começou em novembro de 2006, durante a pesquisa com triatomíneos realizada pelas três instituições em oito municípios da região Sudeste. Durante o estudo, que envolvia pesquisa de campo e capacitação de agentes de saúde e de endemias, percebeu-se a necessidade de conscientizar a população a fim de se tornar uma parceira da saúde, no trabalho da prevenção. O projeto piloto foi iniciado em 11 escolas de Ensino Básico e Fundamental de três municípios: Aurora do Tocantins, Lavandeira e Combinado.

13/08/2010

Cristiane Albuquerque

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos