Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Simpósio internacional debate esquistossomose

De 05 a 08 de outubro, especialistas nacionais e estrangeiros estarão reunidos no Rio de Janeiro para o 12º Simpósio Internacional de Esquistossomose. O objetivo é debater os avanços e desafios da doença parasitária, conhecida popularmente como barriga d água, que atinge cerca de sete milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Participam do encontro, promovido pelo Programa Integrado de Esquistossomose da Fiocruz, representantes do Tropical Disease Research (TDR) - programa especial de pesquisa e treinamento sobre doenças tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS) - e 42 especialistas de sete estados brasileiros. A Fiocruz organiza o evento, com o apoio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto pelo site www.schisto2010.com.br e o prazo para submissão dos trabalhos é o mesmo.

Conferências, mesas redondas e cursos são algumas das atividades incluídas na programação. Temas como os avanços em genômica, imunopatologia, bioquímica, biologia molecular e ecoepidemiologia, inovações em diagnóstico, tratamento quimioterápico e educação em saúde serão abordados. “O objetivo é proporcionar uma discussão integrada entre especialistas, com a participação efetiva de gestores de saúde buscando incorporar o conhecimento científico aos programas de controle”, explica a chefe do Laboratório de Ecoepidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses do IOC, Tereza Favre, integrante da comissão organizadora do evento.

Durante o encontro, gestores do Ministério da Saúde apresentarão um panorama sobre os principais desafios do Programa Nacional para Controle da Esquistossomose. “Alguns dias antes do início do simpósio, gestores de 27 estados brasileiros estarão reunidos para definir os avanços e desafios na área. Esta iniciativa é fundamental para que possamos ampliar a discussão e contribuir para o controle da doença, presente em pelo menos 18 estados brasileiros”, avalia o também integrante da comissão organizadora e pesquisador do IOC, Otávio Pieri

Além dos 42 especialistas nacionais – dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal e São Paulo –, convidados de países como Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, Suécia e África participam das conferências. “Com exceção da África, o evento vai receber representantes de países onde a doença não é endêmica. São especialistas que atuam no território africano ou fazem parte de comissões do TDR da OMS”, destaca Pieri.

O evento, que deve receber cerca de 400 participantes, vai premiar as melhores teses de mestrado e doutorado, bem como o melhor trabalho científico apresentado em tema livre e pôster. Os trabalhos completos serão submetidos para publicação em um número temático sobre esquistossomose da revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. A programação completa do simpósio e mais informações estão disponíveis em www.schisto2010.com.br.

Sobre a esquistossomose:
Causada pelo Schistosoma mansoni, a esquistossomose é uma doença parasitária que atinge cerca de 200 milhões de pessoas em mais de 70 países, causando cerca de 200 mil mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. É transmitida em águas não tratadas, por contato direto do homem com as larvas do parasita, que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.

 

Renata Fontoura

19/08/2010 

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos