Finalidade:
Manutenção e desenvolvimento do acervo para a pesquisa, prestando principalmente os serviços de consulta, depósito e empréstimo, envolvendo instituições nacionais e estrangeiras. Atuação em divulgação científica, organização de eventos e exposições, consultorias e formação de recursos humanos.
Breve Histórico:
A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (CEIOC) é a mais antiga coleção científica da instituição. Seu início data de 1901, ano em que o próprio Oswaldo Cruz descreveu o mosquito Anopheles lutzi, publicando o primeiro artigo científico do então Instituto Soroterápico Federal (Instituto de Manguinhos). A coleção contém material obtido desde as primeiras expedições científicas da instituição, o que representa um registro da biodiversidade em um contexto histórico-científico. Destacam-se as Coleções Históricas, compostas de acervos organizados por grandes pesquisadores que trabalharam no Instituto Oswaldo Cruz.
|
Características do acervo (tamanho, organização física e principais atividades desenvolvidas):
Formado por cerca de 5 milhões de exemplares de insetos, o acervo da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é considerado um dos mais ricos da América Latina, incluindo insetos da fauna brasileira e de outras regiões do mundo, representando quase todas as ordens conhecidas. Os espécimes, em sua maioria, estão preservados a seco, montados em alfinetes entomológicos. Entretanto, há muitos em álcool a 70% ou montados entre lâmina e lamínula.
|
Uma boa parte dos espécimes tem suas informações documentadas em fichas. Todo o material está acondicionado em modernas estantes deslizantes. Além das atividades finalísticas, a equipe da coleção trabalha continuamente na implementação de melhorias, ampliando a divulgação do acervo e a acessibilidade ao mesmo. São elaborados catálogos, listas de tipos e há integração a sistemas de informação on-line sobre biodiversidade. Um website próprio é mantido (www.ioc.fiocruz.br/ce).
|
A coleção é credenciada desde 2005 como fiel depositária de material biológico pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN/Ministério do Meio Ambiente). Desde 2010, desenvolve-se a implantação da gestão da qualidade pela Norma ISO/IEC 17025, adotando-se os formulários de serviços para as coleções zoológicas preconizados pela Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz.
Contatos:
Site: www.ioc.fiocruz.br/ce
ceioc@fiocruz.br
Curador: Jane Costa
Tel: 55 21 2562-1270/2562-1382
Email: jcosta@ioc.fiocruz.br
Curador Assistente: Márcio Felix
Tel: 55 21 2562-1294
Email: mfelix@ioc.fiocruz.br
Assistente de Curadoria: Danielle Cerri
Tel.: 55-21-2562-1221
Email: cerri@ioc.fiocruz.br
Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220
| INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360