Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Vírus e vacinas em foco

VI Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr abriu espaço para discussão científica e apresentação de projetos de jovens pesquisadores

O Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr chega a sua sexta edição com sucesso em promover um evento voltado para novos pesquisadores compartilharem seus achados enquanto celebram o legado daqueles que pavimentaram o caminho no estudo da virologia. Com organização do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o encontro, realizado no dia 11 de maio, foi transmitido ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube.

Neste ano, o Simpósio teve como tema central a dinâmica entre vírus e vacinas. Alunos de pós-graduação puderam tirar suas dúvidas com pesquisadores de referência nas áreas de virologia e epidemiologia e especialistas em inovação e produção de vacinas. Os estudantes também tiveram a oportunidade de ter seus trabalhos de mestrado e doutorado reconhecidos com o ‘Prêmio de Teses e Dissertações em Virologia Hermann Schatzmayr’.

Assista ao vídeo do Simpósio - parte 1

O evento divulgou, ainda, o livro “Vacinas”, com lançamento previsto para junho de 2021 pela editora Fiocruz, e a 2ª edição do livro “A Virologia no estado do Rio de Janeiro”. Apresentações do Theatro Municipal do Rio, conduzidas pelo Maestro Jesus Figueiredo, abrilhantaram tanto a abertura quanto o encerramento do evento.

A escolha da data para a reunião foi simbólica: em 11 de maio, o célebre virologista Hermann Schatzmayr completaria 85 anos. Ao longo do Simpósio, diversos tributos foram feitos ao cientista, cuja carreira de cerca de 50 anos acompanha a trajetória da Virologia no Brasil.

“Temos a responsabilidade de não deixar apagar o legado científico deixado pelo Dr. Hermann. Ele foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da virologia aqui no Rio de Janeiro e pela disseminação desse conhecimento por todo o Brasil e pelo mundo”, destacou Marcelo Alves Pinto, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC. Conheça mais sobre a trajetória de Hermann Schatzmayr.

O diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite, também prestou sua homenagem ao virologista, lembrando o período em que esteve junto ao pesquisador na Fiocruz. “Esse legado tem que ser passado e é muito bom que os jovens estejam participando, porque essa é a memória viva. Temos que respeitar e celebrar sempre”, enfatizou.

A mensagem de união entre passado e futuro também foi reforçada pela chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC, Elba Lemos, coordenadora da iniciativa. “É importante passar para os jovens que a construção [do conhecimento] começou no passado, com ícones como o Dr. Hermann Schatzmayr”, concluiu a pesquisadora.

A adaptação do Simpósio ao formato virtual devido à pandemia do novo coronavírus foi lembrada pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, que também parabenizou a participação ativa de jovens cientistas na organização de cada detalhe da programação. “Que bom que ainda estamos conseguindo fazer o evento, ainda que virtualmente, neste cenário tão difícil dessa pandemia que está nos assolando”, declarou.

Assista ao vídeo do Simpósio - parte 2

Teses e Dissertações premiadas
A edição 2021 do Prêmio de Teses e Dissertações em Virologia Hermann Schatzmayr celebrou pesquisas desenvolvidas por estudantes de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão científica, que analisou relevância, originalidade, metodologia, conteúdo e clareza do tema.

O vencedor na categoria mestrado foi Yago Côrtes Pinheiro Gomes, com a dissertação “Determinação da acurácia do teste de amplificação isotérmica de ácidos nucleicos mediada por alça (LAMP) para a confirmação de infecção pelos vírus linfotrópicos para células t humanas dos tipos 1 e 2 (TLV-1/2)”, desenvolvida no Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz).

Na mesma categoria, a dissertação "Diagnóstico situacional entomoepidemiológico e abordagens operacionais e educacionais para a vigilância entomológica da febre amarela silvestre e malária no município de Macaé, Rio de Janeiro", de Claulimara Lopes Moreira, do Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores do IOC, foi agraciada com menção honrosa.

Na categoria doutorado, a tese vencedora foi a de Flávia dos Santos Souza, também do INI/Fiocruz, com a pesquisa “Estudo de biomarcadores associados à lesão neuronal, inflamação, e migração celular no sistema nervoso central de pacientes com mielopatia associada ao HTLV-1”.

O trabalho de Vanessa Duarte da Costa, com tema "Impacto das mutações de resistência do vírus da hepatite C na resposta ao tratamento com os novos antivirais de ação direta", do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC, ganhou menção honrosa.

Reportagem: Max Gomes
Edição: Vinicius Ferreira
13/05/2021
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos