Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Finalistas do Prêmio Jabuti

Com obra sobre leishmanioses e coletânea dedicada ao trabalho de campo com animais, pesquisadores do IOC concorrem à renomada premiação literária

A aguardada lista de finalistas do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, traz duas obras de cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os pesquisadores Fátima Conceição-Silva e Carlos Roberto Alves concorrem como organizadores do livro ‘Leishmanioses do Continente Americano’ na categoria Ciências da Saúde. Já a coletânea ‘Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança’, de autoria dos pesquisadores Elba Lemos e Paulo Sérgio D’andrea, é finalista na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática. As obras foram publicados pela Editora Fiocruz, que também concorre com o livro ‘Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas’, organizado por Kátia Lerner e Igor Sacramento, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).


Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a leishmaniose é endêmica em quase 100 países e a estimativa é de que cerca de 350 milhões de indivíduos vivam em zonas consideradas de risco. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, o livro 'Leishmanioses do Continente Americano' aborda, ao longo de 26 capítulos, questões relacionadas ao parasito e seus aspectos evolutivos, taxonômicos e metabólicos, aos vetores, reservatórios e modelos experimentais, além de características da doença humana, seu tratamento, diagnóstico, desafios para o controle e as estratégias para o enfrentamento da doença que é amplamente disseminada nas Américas. Clique aqui para saber mais.

O livro ‘Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança’ conta com 14 capítulos que reúnem aspectos importantes na prevenção de acidentes. A obra é voltada para estudantes, professores, pesquisadores, profissionais da saúde e outros trabalhadores cujas atividades estejam associadas com animais no campo. Riscos biológicos, biossegurança, geomedicina, primeiros socorros, zoonoses, roedores silvestres, ectoparasitas, legislação, ética, técnicas para manuseio e estudo dos animais, equipamentos de proteção, transporte e descarte de material são temas em destaque na coletânea. Clique aqui para saber mais.


23/10/2015
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos