Legado de Alexandre Peixoto é homenageado em curta metragem lançado na entrega do Prêmio IOC de Teses. Nove projetos premiados foram apresentados
:: Acesse a cobertura especial da Semana de Pós-graduação
:: Confira a programação completa
Em sua 6ª edição, o Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto reconheceu nove projetos desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A cerimônia de entrega da premiação, realizada nesta terça-feira, 11/09, na abertura da Semana de Pós-graduação Stricto sensu do IOC, foi marcada pela exibição do curta metragem ‘De ciência e som: um memorial a Alexandre Peixoto’, produzido pelo Serviço de Jornalismo e Comunicação do Instituto. O evento contou ainda com as apresentações dos trabalhos vencedores, em sessão extraordinária do Centro de Estudos do IOC. A atividade foi realizada no Auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Foto: Gutemberg Brito |
![]() |
Vencedores do Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto 2018 foram reconhecidos em sessão extraordinária do Centro de Estudos |
Com depoimentos de pesquisadores que conviveram de perto com Alexandre Afrânio Peixoto e registros de entrevistas concedidas por ele, o filme destaca traços marcantes da personalidade do especialista em genética, como a criatividade científica e a generosidade na formação de jovens cientistas. Então chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC, Alexandre faleceu precocemente em 2013. O Prêmio IOC de Teses foi criado no mesmo ano, após uma consulta interna à comunidade do Instituto, que escolheu a melhor forma de homenagear o pesquisador. Confira o filme:
Melhores teses de 2018
Selecionados pelas Coordenações dos Programas de Pós-graduação do IOC, os trabalhos vencedores do Prêmio Alexandre Peixoto são indicados ao Prêmio Capes de Tese ou ao Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa. Em 2018, os estudos destacados apresentam resultados que podem contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos, inseticidas, vacinas e testes de diagnóstico, além de achados inéditos e abordagens inovadoras nos campos da parasitologia, bioinformática e educação.
![]() |
Em busca de novos medicamentos e inseticidas |
![]() |
Compromisso com a saúde e a educação |
![]() |
Descobertas na fronteira da ciência |
Clique aqui para conhecer os ganhadores das edições anteriores da premiação.
Reportagem: Maíra Menezes
Edição: Vinicius Ferreira e Raquel Aguiar
11/09/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).
Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220
| INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360